Quem pode se inscrever no Prouni?

sem-sacolas-plasticas-3

Um dos maiores programas para ajudar nos estudos é o ProUni. O Programa Universidade para Todos está em atuação no país há mais de 12 anos. Sua finalidade é conceder bolsas de estudo para interessados em cursar graduação e não possuem fonte para custear a mensalidade. Para se inscrever é preciso atender a alguns pré requisitos. Conheça-os a seguir.

Entendendo como funciona o ProUni

Criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) O ProUni visa preencher as lacunas de vagas no ensino superior no Brasil. Há mais estudantes interessados que vagas em cursos de graduação e pós na rede pública de ensino. Como nem todos podem pagar para estudar na rede privado é preciso ajudar. O programa faz isso. 

O programa fornece bolsas de estudo da rede privada de ensino de todo o país. São vagas para cursos de humanas, exatas e saúde. As bolsas podem ser de 25, 50, 75 e 100%  da mensalidade.

Uma vez o cadastro aprovado no ProUni todos os pré-requisitos tenham sido comprovados por meio de documentação o aluno não paga a mais a mensalidade. O desconto ou a bolsa integral permanece durante todo o curso. A ajuda de custo é apenas com a mensalidade. os demais compromissos financeiros de um universitário são de compromisso dele como livros e outros materiais didáticos.

Quem tem direito ao ProUni?

O principal objetivo do ProUni é ajudar a quem não pode pagar a mensalidade de uma universidade.  Por isso o principal pré-requisito é ser um candidato de baixa renda. Isso quer dizer ter uma renda familiar de até dois salários mínimos.

Todos os estudantes podem se cadastrar no ProUni mas para serem aprovados é preciso cumprir as regras. Outra delas é quanto à formação escolar.  É necessário ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular sendo bolsista integral.

Os alunos também precisam fazer a prova do Enem 2019 porque ela será a nota de base para a seleção. Aulas da rede pública de ensino possuem isenção do Enem 2019 na taxa. Não precisam pagar nada para fazer a prova.

Professores da rede pública de ensino também podem requisitar bolsas do ProUni para segunda graduação ou pós.  Para os demais não é possível tentar o ProUni para quem já tem um curso superior e não for professor.

Como se inscrever no ProUni

A inscrição do ProUni é realizada uma vez por ano através do site oficial do programa. É preciso cadastrar-se gratuitamente informar todos os dados solicitados no site.

Todos os cadastros são analisados e quem realmente possuem o direito e as melhores notas ocupam as vagas dos bolsas de estudo. As notas mais altas ganham as bolsas integrais e  o percentual de desconto da bolsa vai diminuindo de acordo com a nota.

O cadastro aprovado precisa ser efetivado com apresentação dos documentos no ato da matrícula. Caso haja alguma disparidade o documento inválido a vaga será reaberta para o próximo da fila na repescagem. Há duas chamadas a mais para ocupar vagas de quem não compareceu na matrícula e quem não efetivou por falsidade nas informações.

sem-sacolas-plasticas-3