Conheça os critérios para concorrer a uma bolsa do ProUni!

Uma das excelentes oportunidades de cursar o ensino superior de graça no Brasil é o ProUni. O Programa Universidade Para Todos é uma ação do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Para fazer parte é preciso conhecer os critérios para concorrer a uma bolsa do ProUni. Saiba mais!

prouni-2

ProUni ajuda estudantes de baixa renda a conseguir diploma

O programa de bolsas de estudos do Governo Federal é uma das maiores iniciativas para o ensino superior no país. Por meio de financiamentos do governo foram abertas vagas em faculdades e universidades particulares para alunos que não podem pagar os estudos.

As vagas são todas para ocupar salas de aula de instituições particulares. Ao contrário do ProUni o aluno não paga nada após finalizar os estudos e não fica com dívidas. São bolsas de 50 ou 100% do valor da mensalidade, sem taxas adicionais.

Quais os critérios para concorrer a uma bolsa do ProUni

Apesar de ser um programa para fornecer bolsas de estudos para a maior quantidade de estudantes possível, não é para todos. O ProUni beneficia apenas quem necessita do programa e não quem pode pagar pelos estudos. Há alguns pré requisitos necessários a serem cumpridos antes da inscrição ser validada.

Os critérios para concorrer a uma bolsa de estudos no ProUni são:

  • Ter feito prova do Enem a partir de 2010 com nota válida (superior a 450 em conhecimentos gerais e não ter tirado zero em redação);
  • Ter concluído o ensino médio em rede pública de ensino;
  • Ter renda familiar de até três vezes o valor do salário mínimo 2017;
  • Não ter diploma de nível superior em qualquer área (excesso professores de rede pública de ensino).

Não é possível atender a apenas um dos critérios para concorrer a uma bolsa do ProUni. Ou se enquadra em todos ou o cadastro não será aceito como válido.

Como participar do ProUni?

O processo seletivo envolve a análise da nota do Enem usada (se do ano passado ou anos anteriores) e situação cadastral. São avaliadas as situações financeiras do aluno, se baixa renda ou não, se cumpre todos os requisitos e as notas. A maior nota ocupa as vagas e assim por diante.

prouni-4

O cadastro é feito no site do ProUni clicando aqui. Basta criar login e senha, preencher o cadastro e esperar o processo seletivo. O prazo começa no geral logo após a prova do Enem por usar o resultado do certame, no segundo semestre do ano, entre dezembro e janeiro.

Após fazer o cadastro é só aguardar o chamado por e-mail sobre a matrícula na inscrição ensino.

Não sendo selecionado, pode tentar de novo o ProUni?

O aluno enquadrado em todos os critérios do ProUni não selecionado neste ano pode tentar quantas vezes desejar. O mais importante é conseguir uma boa nota no Enem.

prouni-3

Mas mesmo não tendo sido convocado em primeira chamada, vale acessar o site do programa mais uma vez. Há remanejamento de pessoas que foram aprovadas para as bolsas estudantis mas por motivos diversos não ocuparam a vaga. A lista é informada no site e os remanejados recebem alerta por e-mail de data de matrícula.

 

sem-sacolas-plasticas-3