8 Coisas para saber antes de tirar a CNH

A ansiedade toma conta dos jovens quando vão tirar a CNH pela primeira vez. Essa ansiedade acaba fazendo com que algumas informações importantes passem despercebidas. No artigo de hoje você vai conhecer algumas informações interessantes antes de tirar a sua tão sonhada CNH. Continue acompanhando.

1 – Qual Tipo de Carta eu Preciso Tirar?

Existem 5 tipos de categorias de CNHs. Cada uma delas é destinada a um tipo de motorista específico. Confira abaixo quais são esses tipos:

Tipo A

Esta categoria está presente na CNH dos motoristas aptos a dirigirem veículos de 2 ou 3 rodas com ou sem carro na lateral.

Tipo B

Categoria presente na CNH dos motoristas autorizados a dirigirem veículos de passeio que comportam até 8 passageiros e que não exceda o peso de 3500 Kg.

Tipo C

Nesta categoria é permitido que o motorista conduza veículos com peso acima de 3500 Kg e que tenham a capacidade de conduzir até 8 passageiros.

Tipo D

Quem quer conduzir ônibus, então deverá procurar pela categoria do tipo D para a sua CNH. Nesta categoria, é permitido dirigir veículos que comportem mais de 8 passageiros.

Tipo E

Esta categoria habilita a condução de veículos que tenham 2 unidades acopladas, sendo que a primeira unidade pode estar inserida na categoria B, C ou D e a 2ª unidade pode possuir mais de 6000 Kg.

 2 – Eu Preciso Frequentar Uma Auto Escola?

Frequentar um Curso de Formação de Condutores oferecido pela Auto Escola é obrigatório e exigido por lei para quem quer tirar a CNH. Para saber todas as informações, basta visitar o site do Detran do seu estado. Nele você fica sabendo das aulas teóricas e práticas e onde encontrar uma auto escola próxima a você.

3 – Como Escolher a Auto Escola?

Leve em consideração alguns fatores importantes como:

  • Localização desta escola, pois você terá que ir até ela diversas vezes;
  • Qualidade dos serviços prestados;
  • Valor cobrado pelos serviços prestados.

4 – Existe Alguma Exigência Para Tirar a CNH?

Para poder tirar a sua CNH é preciso obrigatoriamente atender às seguintes exigências feitas pelo Governo. Confira quais são elas a seguir:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir RG e CPF ou qualquer outro documento oficial.

5 – Posso Dirigir Com a CNH Vencida?

A resposta é não. Depois que a sua CNH vencer, você terá apenas 30 dias para poder dirigir com ela e depois disso você deverá renová-la.

6 – Preço Cobrado Para Tirar a CNH

Praticamente todos os processos para tirar a CNH são pagos.

Os valores dos serviços do DETRAN são tabelados e você pode consultá-los diretamente no site do DETRAN do seu estado. Outros serviços são pagos diretamente aos prestadores de serviços, nesses casos, as Auto Escolas.

A maioria das Auto Escolas possui pacotes para você tirar a sua CNH na categoria que deseja. Vale a pena conferir a que está mais de acordo com o seu orçamento.

7 – O Que é a CNH Social e Como Tirá-la?

A CNH Social é um projeto criado pelo Governo Federal que possibilita que pessoas de baixa renda possam tirar a sua CNH de maneira gratuita sem pagar nada por isso, além de oferecer também a mudança de categoria na CNH para caminhoneiros e motoristas de ônibus.

Para tirar e saber mais informações sobre a abertura das inscrições, visite o site do Detran do seu estado.

8 – É Possível se Habilitar em 3 Meses, Você Sabia?

De acordo com o Detran, é possível fazer com que uma pessoa fique habilitada a conduzir veículos em apenas 3 meses. Esse tempo vai depender da disponibilidade de cada condutor.

sem-sacolas-plasticas-3