5 Passos fundamentais para preparar seu filho para iniciar na escola

sem-sacolas-plasticas-3

Iniciar ou mudar de escola pode parecer algo simples, mas acaba significando muito para uma criança. Por isso, é importante que os país estejam prontos para ajudar nesta fase e não deixar sequelas em relação à escola. Para saber como preparar o seu  filho para iniciar na escola, leia o texto a seguir veja 5 passos fundamentais.

1. Escolha uma boa instituição

Nem sempre uma boa instituição quer dizer ensino caro ou estrutura! Claro que deve-se levar em conta a recomendação de outros país, entretanto, o mais importante é que a instituição esteja de acordo com as necessidades da sua família.

Se você não dispõe de muito tempo de locomoção, é importante que a escola seja perto da sua casa ou do seu trabalho. Também e válido verificar se a escola disponibiliza transporte particular para os alunos.

2. Organize a matrícula

Escolheu a instituição e está seguro da sua decisão? Ótimo! Agora é hora de organizar os papéis da matrícula. Para os país quem dispõem de pouco tempo, há a possibilidade de optar pela matricula fácil em algumas escolas.

Este recurso permite que os país possam fazer a pré-matrícula do filho e garantir a sua vaga sem precisar ficar se locomovendo. Não esqueça de verificar a opção!

3. Ajude seu filho a se adaptar

A adaptação pode ser a fase mais difícil do seu filho na escola, seja para um local novo ou um modelo de ensino diferente. Mas para quem acha que a adaptação só pode ser trabalhada durante o ano escolar, vale lembrar que você pode agir antes!

Em primeiro lugar, adeque os horários do seu filho para a nova rotina. Se for estudar de manhã, comece a acordá-lo neste horário. Se possível, dê responsabilidades para ele e ensine a importância de cumpri-las..

4. Veja as programações extraclasses

Não só para se planejar financeiramente, como também estar por dentro da agenda do seu filho, verifique as programações extraclasse da escola.

Você também pode usar a novidade como um modo de entreter e incentivar o seu filho para o novo ambiente que ele irá frequentar a partir de agora.

5. Compre o material escolar

É recomendável cumprir esta etapa por último, pois assim, você poderá pesquisar bem enquanto resolve outros quesitos da escola e ter certeza de que seu filho ficará naquela instituição.

Geralmente, o material escolar depende do grade curricular que a escola preparou para determinada classe, por isso, a lista pode variar  de uma escola para outra. O ideal é que você só compre tudo depois de finalizar o processo de matricular e estar seguro quanto a instituição.

sem-sacolas-plasticas-3