5 Dicas para melhorar seu desempenho no Encceja

sem-sacolas-plasticas-3

No Brasil, a prova que avalia a educação básica brasileira, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), é uma forma de conferir os conteúdos adquiridos nas escolas e nos ambientes extraescolares realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Encceja permite que o aluno possua a certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, para os que garantem uma nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. Já para garantir a declaração parcial de proficiência, é preciso que o aluno consiga a nota mínima exigida em uma ou em mais de uma das quatro provas, mas não em todas.

Esse exame não é obrigatório pois tem participação voluntária e gratuita e é indicado aos jovens e adultos que moram no Brasil e no exterior e para os presos, que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

Nós selecionamos 5 dicas para melhorar o desempenho para quem está pensando em realizar as inscrições do Encceja 2019.

Faça anotações

Enquanto você estiver estudando, é importante que faça anotações com os assuntos que cairão na prova que você considera mais importante. Dessa forma você fixa mais o conteúdo e pode ler na hora de fazer uma revisão.

Alguns dias antes da prova você pode revisar o conteúdo utilizando as anotações, pois dessa forma você otimiza seu tempo e ainda assim está estudando. Mas vale ressaltar que é importante ler todo o conteúdo.

Videoaulas

Uma ótima maneira de mudar a dinâmica dos seus estudos é assistir a videoaulas. Dessa forma você dinamiza a forma como estuda e melhora seu rendimento nas disciplinas, pois aprende de maneiras diferentes com pessoas diferentes.

Estude as provas anteriores

Na internet é possível encontrar as provas antigas do Encceja, e estudar por elas é muito importante para conhecer o estilo do Exame e saber como os assuntos são abordados. Você pode resolver as questões das provas e revisá-las, pois, assim você estuda os assuntos e se prepara para a maneira como as questões irão cair.

Controle o tempo no Exame

Com as provas dos anos anteriores você pode aprender a fazer as questões com o tempo cronometrado, o que facilita sua compreensão das questões de forma mais rápida no dia da prova.

Fazer em média 10 questões a cada 30 minutos de prova é o ideal, mas é preciso cuidado caso você estiver levando mais tempo do que isso pois pode não dar tempo de responder todas as perguntas.

Prepare seu corpo

É preciso preparar, não somente seus conhecimentos, mas seu corpo também. Comer alimentos saudáveis e beber bastante água nos dias que antecedem a prova podem te deixar mais leve, além de também poderem ser levados e consumidos nos dias do Exame.

Também é importante dormir. Não precisa virar a madrugada estudando, afinal, preservar sua saúde e respeitar os limites do seu corpo também são fundamentais para um bom rendimento no Exame.

sem-sacolas-plasticas-3